5 Lições de Vida
19 de julho de 2017
Mude
26 de julho de 2017

Autoexame dos testículos

Nós homens precisamos ser tão cuidadosos com a saúde como são as mulheres, afinal prevenir é sempre melhor que remediar.

Câncer testicular mata cerca de 400 pessoas por ano nos Estados Unidos, e a taxa de incidência de câncer de testículo tem aumentado nos últimos anos, nos EUA e em muitos outros países. É incomum que o câncer afete os jovens (a idade média de diagnóstico é de cerca de 34 anos de idade). Este também é um dos cânceres mais curáveis, principalmente se detectado cedo, e as autoridades médicas recomendam que um exame testicular seja feito como parte dos exames de rotina. Além disso, homens de 20-55 anos de idade devem realizar um auto-exame testicular mensal. Um auto-exame leva apenas alguns minutos, e pode salvar sua vida, então consulte o seu médico para aconselhamento e siga estas etapas.

Use um espelho para examinar seus testículos. Sente-se em uma área bem iluminada e use um pequeno espelho para examinar o seu escroto, procurando nódulos visíveis ou inchaço. Um espelho é útil, porque caso contrário, não é possível dar uma boa olhada no escroto inteiro.
Sinta seus testículos para detectar qualquer diferença entre eles. Segure seu escroto e testículos na palma de uma mão e procure sentir quaisquer
diferenças entre os testículos. É normal um testículo ficar um pouco mais baixo do que o outro, e ser ligeiramente maior que o outro, mas se um testículo parece muito maior do que o outro, ou se ele parece ter uma forma ou dureza anormais, é hora de consultar um médico para um exame adicional.
Examine cada testículo, procurando caroços ou inchaço. Utilize uma mão para segurar seu pênis e escroto no lugar, e usar a outra para examinar cada testículo, um de cada vez. Gire suavemente o testículo entre o polegar e o dedo indicador, para verificar se há inchaço, nódulos, endurecimento ou um peso incomum. Faça isto lentamente e certifique-se de verificar tudo ao redor de cada testículo. Os
testículos devem ser suaves ao redor, mas você vai notar um tubo macio, chamado epidídimo vindo de cima de cada um.
Fique atento a outros sintomas de câncer. Embora uma anormalidade nos testículos seja o sinal mais infalível de câncer testicular, outros sintomas, como dor nas costas, dores de estômago, tosse ou sensibilidade ao redor dos mamilos, podem ser indicativos de uma propagação do cancer. Estes sintomas, é claro, podem acompanhar qualquer número de outras doenças ou lesões, então, simplesmente esteja ciente deles e certifique-se de examinar seus testículos ou consultar um médico.

Dicas

  • É geralmente mais fácil de realizar um exame testicular após um banho quente, quando o escroto está relaxado.
  • É importante familiarizar-se com seus testículos. Saiba a aparência normal deles, e você será capaz de detectar melhor as alterações e anormalidades.
  • Não entre em pânico se você notar algum dos sintomas descritos acima. O que você notar pode muito bem tudo ou coisa alguma, mas aproveite a oportunidade para ver um médico para uma análise mais aprofundada. Quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo você pode deixar sua mente à vontade. Se você tem câncer, o tratamento e a detecção adiantada é essencial.

É importante ir ao médico examinar os testículos periodicamente, e você pode achar útil o seu médico te mostrar exatamente como executar as etapas acima.

 

Pesquisa:
http://www.mentalhealthy.co.uk/lifestyle/men%27s-health/man-talk-testicles.html
http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Auto-Exame-Testicular

Comentários

Produzido por: SdMídia.com.br