O Segredo do Casamento
1 de novembro de 2017
Crises no casamento – parte 1
8 de novembro de 2017

Barba bem feita e pele protegida

Barba bem feita, pele macia e livre de irritações… Sonho de todo homem. Só que muitas vezes eles se deparam com pelos encravados, bolinhas vermelhas, cravos e espinhas.

É a pele masculina também exige cuidados especiais, principalmente na hora de fazer a barba, uma rotina muitas vezes adotada diariamente e que acaba por provocar alguns pequenos traumas na epiderme. Para um bom barbear, não importa apenas a lâmina, mas também os produtos utilizados. Afinal, são eles que preparam a pele para enfrentar melhor essa agressão.

Faça uma esfoliação
Faça uma esfoliação suave e lave e a área a barbear com água morna e sabão antes de começar o barbear. Isto ajuda a livrar-se das células mortas que se encontram à superfície da pele. A água morna amacia os pêlos e ajuda os poros a abrirem, permitindo um barbear mais homogêneo. O sabão elimina as bactérias, evitando a irritação e infecções indesejadas.

Aplique um lubrificante
Antes de iniciar o barbear, aplique algum tipo de lubrificante, de preferência creme de barbear. Nunca se deve barbear diretamente a pele com a lâmina! A lâmina nunca deve de entrar em contacto com a sua pele sem qualquer tipo de lubrificante aplicado previamente. Os cremes de barbear amaciam o pelo e hidratam a pele, mas se estiver com muita pressa, poderá barbear-se com amaciador do cabelo, ou mesmo com sabão – mas só faça isto em ultimo recurso, e se a pressa for mesmo muita!

Evite irritações
Tome precauções para evitar as queimaduras provocadas pela lâmina; estas originam relevos inestéticos, provocando uma inflamação, que fará o barbear futuro ainda mais difícil. Felizmente, usando uma boa técnica de barbear, e produtos de boa qualidade, pode evitar este tipo de irritações da pele.

Aparelho certo
Escolha o utensílio certo para barbear, a lâmina certa, ou a máquina certa. Alguns homens preferem as lâminas, outros a máquina de barbear, e outros até preferem a antiga lâmina de barbeiro. Para uma pele sem o perigo da acne utilize o barbeador elétrico, é a melhor solução, pois não irrita tanto a pele. Limpe bem o seu equipamento e guarde-o num local seco, desinfetando-o sempre antes de usá-lo, para evitar as infecções. Independentemente da que decidir usar, saiba qual a técnica correta de usar e use- -a corretamente.

Tipo de barbear
O tipo de barbear depende da espessura do pelo, o tipo de pele (oleosa, seca, delicada, com acne, dura) e da direção do pelo. Deve-se sempre barbear só na direção do pelo, e nunca na direção contrária ao pelo, pois pode provocar irritações inestéticas graves, bem como pelos encravados. Não faça a barba a correr e mude as lâminas frequentemente – uma boa lâmina deixará a sua face suave, limpa e sem cortes. Evite creme de barbear a base de sabão, e after shave à base de álcool, estes produtos farão a sua pele ficar muito seca. No fim do processo de barbear coloque sempre um bom bálsamo hidratante adequado à sua pele.

 Algumas dicas podem ajudar no processo:

                 O ideal é fazer a barba logo após o banho, porque a ausência de oleosidade e de resíduos na pele facilita o deslizamento da lâmina de barbear.
                 Se a barba for cerrada, facilite a retirada dos pelos basta colocando uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos. Quanto mais macio o pelo, melhor desliza a lâmina sobre o rosto.
                 Massageie a região da barba em círculos com creme ou gel de barbear, de um lado para o outro, de cima para baixo. Isso ajuda a cortar o pelo mais rente.
                 Comece o barbear pelas laterais do rosto, onde a pele é menos sensível, deslizando o aparelho no sentido em que os pelos crescem. Deixe a região do queixo, onde os pelos demoram mais para amolecer.
                 Passar o aparelho contra o sentido do pelo resulta em um barbear um pouco mais rente, mas irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pelos encravados.
                 O ideal é substituir as lâminas após três ou quatro barbeadas, pois lâminas gastas arranham e queimam a pele.
                 No caso de uma pele com acne, cuidado para não cortar os pontos lesados, disseminando a bactéria presente na acne.
                 Aplique a toalha quente novamente para retirar o que restou do creme de barbear.
                 Enxágue o rosto com água fria para fechar os poros.
                 Finalmente, aplique uma loção pós-barba sem muito álcool para não irritar ou ressecar a pele. Quem tem acne pode substituir a loção por um antibiótico na forma de gel.

Comentários

Produzido por: SdMídia.com.br