Casar em casa é aconchegante

Casar em casa é aconchegante

- em Casando
47
0

Casar em casa, seja a da família do noivo ou da noiva, sempre traz para o futuro casal uma sensação de segurança e aconchego. Se um dos noivos ainda morar nela, a cerimônia pode ficar muito mais emocionante, já que celebrar o casamento em casa une história e intimidade. Mas, essa opção não é, necessariamente, mais barata do que outras que envolvam o aluguel de espaço já destinado a isso.

Como todo preparativo é repleto de detalhes, com o casamento em casa não seria diferente. Já pensou se acontece uma queda de energia, se acaba a água, se chove ou, ainda, se a quantidade de banheiros não é suficiente? Imprevistos podem acontecer. É preciso pensar em tudo para evitar preocupações extras no Grande Dia.

A primeira coisa a ser feita é avaliar se o espaço será suficiente para acomodar bem todos os convidados. O mais interessante é que a recepção seja feita na área externa da residência como, por exemplo, nos jardins. Mas, caso isso não seja possível, os donos da casa devem manter fechadas as portas dos cômodos que não serão utilizados – é uma maneira elegante e sutil de mostrar aos convidados onde eles podem, ou não, circular.

É importante lembrar que todo o local deve ser pensado cuidadosamente. Deve haver espaço para as mesas, cadeiras, para os músicos, bandas, DJs e, também, para as pessoas dançarem. Caso o piso não seja adequado para a dança, pode-se montar um tablado. Uma cobertura também é boa alternativa, pois sempre existe o risco de chover. Vale lembrar que se a cerimônia for realizada no local da recepção, é imprescindível planejar a disposição do altar e de tudo que for necessário.

A decoração deve estar impecável. O ideal é escolher o estilo do casamento de acordo com o aspecto do local, afinal, a casa e os exteriores são o palco e a inspiração do evento. Uma casa de campo, por exemplo, precisa uma decoração mais leve e característica. Em outras situações, a arquitetura pode pedir desde uma decoração tradicional, a uma com aspecto mais moderno.

Providenciar um gerador é essencial. Em caso de queda de energia, não haverá interrupção da festa. A iluminação precisa de cuidados para que todos os pontos do evento estejam com a quantidade de luz adequada. Contratar um profissional que se encarregue da iluminação e das condições acústicas é o melhor caminho.

Da mesma maneira que não pode faltar luz, faltar água também seria constrangedor. Por isso, verifique se a capacidade da caixa d’água é suficiente. Se não for, chame um caminhão pipa.

A quantidade de banheiros deve ser suficiente para a quantidade de convidados. Se o projeto do imóvel deixar a desejar neste sentido, alugue banheiros químicos. Há empresas especializadas na fabricação destes itens que fazem com que eles fiquem com o aspecto de qualquer banheiro da casa. A decoração é bem apropriada. Fica lindíssimo!

Não só o lugar exato da recepção deve ser planejado, mas também o estacionamento. Já pensou onde os convidados irão estacionar os carros? Uma equipe de manobristas deve ser providenciada, assim como a contratação de seguranças é obrigatória.

Se o casamento for no verão, perto da praia, ou em qualquer lugar que tenha mosquitos, providencie velas com repelentes. Os convidados não merecem ser devorados por borrachudos, não é?

Não é aconselhável deixar objetos de valor no caminho, afinal, acidentes podem acontecer. Dessa maneira, nem você nem seus convidados terão que se preocupar com isso.

O ideal é levar os “pets” de estimação para um hotel de animais ou para a casa de um amigo. Por mais que você goste deles, os convidados podem não se sentir à vontade.

Outra coisa a ser considerada é a limpeza, tanto antes, quanto depois do evento. Na “hora H” deve estar tudo impecável e, muito provavelmente, no dia seguinte haverá muito trabalho na desmontagem e organização. Aconselho a contratação um serviço especializado, afinal, depois de tanto trabalho, a limpeza não tem que ser motivo de estresse. Por isso, deixe-a por conta de profissionais.

E, por fim, chegou o “grande dia”. Você pensou em todos os detalhes e tudo será perfeito. Então, evite ficar na casa acompanhando a montagem e a decoração. Delegue. O foco da noiva no dia é sua união. A dica também vai para os familiares.

Com a ansiedade do momento, você vai morrer de medo das coisas não ficarem prontas a tempo. Acalme-se e evite procurar motivos para se preocupar. Deixe tudo na mão dos profissionais porque eles sabem o que estão fazendo. Relaxe e curta seus últimos momentos de solteira. Sua única preocupação deve ser em estar linda.

 

Marcia Possi –  Amiga e colaboradora do Cada Dia e diretora da Marriages Assessoria empresa especializada em organização de casamentos. Criadora do Clube das Noivas maior grupo de discussão com foco em casamento da América Latina.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Lute pelo sucesso do seu casamento

Há uma considerável lista de fatores que contribuem