Deus se importa com o sexo?

Deus se importa com o sexo?

- em Sexo
192
0

Será que Deus não tem outras coisas para se preocupar, afinal Ele governa o Universo? Por quê iria se preocupar com suas preferências sexuais? Por quê iria Deus se importar em como você faz sexo?

Esse raciocínio parece lógico, mas é falso e enganoso.

Deus se preocupa com a sexualidade dos humanos desde a primeira página das Sagradas Escrituras.

Na semana da criação do planeta, ao criar os humanos no 6o dia, Deus estabelce seu gênero sexual – “macho e fêmea” Gênesis 1.27up e ainda os abençoa – “Sejam férteis e multipliquem-se” Gênesis 1.28pp.

Narrativas da vida de certos personagens históricos, são destaques sobre às suas escolhas sexuais; um exemplo clássico é a história de José. Antes de começar a narrativa da vida de José e sua ‘tentação sexual’ Gênesis 39.7-9, é contada a história de seu irmão mais velho, Judá e como se prostituiu de forma vergonhosa com sua nora que estava viúva. As duas histórias são contrastantes e estão arranjadas lado a lado na narrativa para estabelecer um contraste nas duas atitudes de José e Judá.

Os 10 mandamentos possuem duas ordenanças que tem haver com a sexualidade – o 7o mandamento recomenda – “Não adulterarás” Êxodo 20.14; e o 10o mandamento recomenda – “Não cobiçarás… a mulher do teu próximo” v.17.

Jesus ampliou a perspectiva do 10o mandamento afirmando que “todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” Mateus 5.28.

Você ainda tem dúvidas se Deus interfere nas questões sexuais? Deus não só interfere, como dita regras.

O livro de Levítico, talvez, seja o que mais tem orientações sobre a sexualidade humana; há capítulos inteiros que falam de procedimentos e questões relacionadas ao sexo (cap.15, 18 e 20)

Deus recomenda em Levítico que não se tenha relações sexuais durante a menstruação da mulher – “Mas a mulher quando tiver fluxo de sangue, ficará na sua impureza por sete dias… não chegarás a mulher enquanto for impura em virtude da sua imundícia” Levítico 15.19 e 18.19.

As preferências sexuais também são orientadas pelo Criador; Ele recomenda – “não te deitarás com homem, como se fosse mulher, é abominação” Levítico 18.22. Também diz: “Não te deitarás com animal algum” v.22.

A destruição de Sodoma e Gomorra através do fogo e enxofre que desceram dos céus e incendiaram as duas cidades, são juízos de Deus sobre pessoas que tinham o hábito da ‘sodomia’ ou relações homossexuais – Gênesis 19.5.

O livro de Cantares é uma exaltação à sexualidade dos casais. Os rabinos judeus diziam que este livro está bem no meio da Bíblia por sua santidade.

Embora alguns enxerguem práticas sexuais duvidosas em algumas das figuras poéticas do texto, é bom lembrar que se trata de uma literatura judaica e que eles prezavam pela pureza cerimonial. o texto de cantares que diz – “o seu fruto era doce ao meu paladar” Cantares 2.3up, alguns afirmam que se trata do sexo oral (por envolver o paladar).

No entanto o alto uso de figuras e poesias impede essas conclusões; o texto fica claro quando Salomão escreve as partes do corpo – umbigo (7.2); seios (4.5); lábios (4.3); boca (4.2); ventre (7.2); coxas (7.1) etc; mas em nenhuma vez os genitais são mencionados ou há inferências de sexo oral e anal.

Sendo assim, percebemos a valorização da sexualidade; nas Sagradas Escrituras há espaço para se falar de sexo e “amor em delícias” (Cantares 7.6up).

No Novo Testamento várias são as orientações sobre a sexualidade; Paulo um dos que mais escreveu chega a afirmar que os casais não devem se “privar um ao outro” 1 Coríntios 7.5; e “o marido pague a mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido” v.3.

“Esta é a vontade de Deus… que vos abstenhais da prostituição” 1 Coríntios 5.1; “as obras da carne são manifestas: adultério, prostituição, impureza e lascívia” Gálatas 5.19.

É um argumento falho afirmar que Deus não se preocupa com nossas escolhas ou preferências sexuais; mesmo entre os casados Deus estabelece limites.

 

Ivair Augusto Costa – Bioquímico, Teólogo, amigo e colaborador do Cada Dia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Seu sono, sua saúde

Dormir na companhia de bilhões de ácaros é