E agora, doutor? Parte 1

E agora, doutor? Parte 1

- em Crianças
572
0

Quem tem criança pequena em casa está sujeito a imprevistos. De uma leve queimadura no dedo até fraturas e convulsões, os pais precisam estar preparados para administrar os primeiros socorros e depois avaliar a necessidade ou não de buscar ajuda médica. Saiba como proceder em certas situações de risco.

Queimaduras

Toda queimadura exige cuidados especiais, seja ela ocasionada pelo sol, fogo ou substâncias químicas. As de primeiro grau atingem as camadas superficiais da pele, as de segundo provocam formação de bolhas e desprendimento da pele. As de terceiro grau podem até atingir músculos e ossos.

  • Qualquer que seja a extensão e a gravidade, jamais manipule a área queimada com as mãos sujas, para que não haja riscos de infecções.
  • Não passe pomadas, unguentos, pó de café, açúcar ou creme dental na área queimada, nem fure as bolhas que possam surgir.
  • Para aliviar a dor, aplique compressas frias ou água corrente sobre o local e cubra a queimadura com pano úmido e limpo.
  • Queimaduras extensas levam o organismo a perder grandes quantidades de líquido. Neste caso, faça a criança beber muita água para hidratá-la.

Picadas

  • Mosquito – deixa uma saliência avermelhada, com um pequeno ponto no centro. Lave com água e sabão e segure um cubo de gelo sobre a área, para reduzir a coceira. Ou, então, aplique uma loção à base de calamina.
  • Abelha – aparece o ferrão preto saliente, acompanhado de inchaço e dor. Não esprema a parte saliente para não injetar mais veneno na pele. Gelo e compressas geladas amenizam o inchaço, a dor e a coceira.
  • Vespa – a área ao redor fica esbranquiçada. Depois, torna-se vermelha, inchada e dolorida. Lave com água e sabão e esfregue um cubo de gelo durante 10 minutos. Retire o gelo, aguarde alguns instantes e repita duas ou três vezes a mesma operação, até que o inchaço diminua.
  • Aranha – o perigo é maior do que muita gente imagina. A picada da aranha armadeira, conhecida como aranha de jardim, provoca dor intensa e é muito grave em crianças menores de sete anos. A picada de uma aranha marrom, também domiciliar, costuma causar ardor e vermelhidão, além da formação de uma bolha cheia de líquido no local, sintomas que aparecem 24 horas após a picada. Nos dois casos, procure imediatamente um hospital, relatando o tipo de aranha, onde e quando foi a picada.

Tombos e Quedas

Cortes e arranhões devem ser lavados com água morna e sabão, nada mais. Caso a criança tenha se cortado com algum objeto sujo ou enferrujado, ou ferido com espinhos de plantas e flores, deve ser levada ao médico. Não esqueça a caderneta de vacinas, para que o médico confira se a criança está imunizada contra o tétano. Caso contrário, ela deve receber a vacina.

ATENÇÂO:

Se, depois de bater a cabeça, a criança apresentar vômitos, sonolência, sangramento pelo nariz ou ouvido, perda de consciência ou apatia, leve-a imediatamente ao médico, pois estes são os sintomas de um possível traumatismo craniano. Se ela não apresentar nenhum desses sinais, deixe-a em observação durante as seis horas seguintes. Caso se mantenha ativa e disposta, não é preciso forçá-la a se manter acordada. Só tome essa precaução se a sonolência acontecer fora de hora.

Envenenamento e Intoxicação

Substâncias tóxicas, medicamentos, plantas venenosas e materiais de limpeza devem ficar longe do alcance das crianças; Mas se ela ingerir um desses produtos proceda da seguinte forma:

  • Ligue imediatamente para o SAMU (192), tendo em mãos o maior número possível de informações sobre o produto ingerido (nome, fabricante, composição). Não tome nenhuma providência, pois certas condutas podem até agravar a situação.
  • Nunca provoque o vômito se a criança estiver desmaiada ou se tiver ingerido soda cáustica, inseticida, detergente, querosene, gasolina, ou qualquer outro produto corrosivo que possa causa queimaduras. Apenas se o médico indicar, use chá preto com sal para provocar o vômito.
  • Só dê leite à criança se o médico permitir. Algumas substâncias tóxicas podem ser ainda mais absorvidas com a ingestão de leite.
  • Evite dar água para não aumentar a quantidade final da substância ingerida, agravando a intoxicação.

Sangramento Nasal

Em geral acontece quando a criança se expõe demais ao sol. Coloque-a sentada com a cabeça voltada para trás e aperte as narinas por alguns minutos. Se o sangue não estancar, aplique gelo ou pano úmido sobre o nariz. Se o sangramento for intenso, leve ao pronto-socorro.

Mordidas de Animais

Lavar imediatamente com água e sabão. Mesmo que seja um simples arranhão, procure orientação médica, principalmente se o animal não tiver sido vacinado. Só o médico poderá avaliar a necessidade ou não da aplicação de vacina antitetânica ou antirrábica(contra a raiva humana).

Ivanilde Sitta
Coop Revista – Ano XXII – Nº 213 – NOVEMBRO

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Lute pelo sucesso do seu casamento

Há uma considerável lista de fatores que contribuem