“Não” ao desperdício

“Não” ao desperdício

- em Boa dica
396
0

Você sabia que quase metade da comida produzida no mundo é jogada fora? Pois é… essa foi a conclusão da pesquisa do Instituto de Engenharia Mecânica do Reino Unido (IMechE), divulgada neste mês.

E o pior… de acordo com o mesmo estudo, boa parte desse desperdício acontece em casa.

Porém, com o objetivo de evitar todo este desperdício, a ONG Banco de Alimentos resolveu dar algumas dicas de como comprar, armazenar e preparar a sua comida de forma mais eficiente. Confira:

Só por uma semana
Deixe a ideia da compra do mês de lado. Vá ao supermercado mais vezes e adquira menos produtos. Compre só o que vai usar na semana, evitando que alimentos fiquem velhos.

Menu esperto
Antes de cozinhar, verifique quais alimentos estão perto da data de vencimento e crie um menu que priorize esses ingredientes. Vale fixar uma lista na geladeira com detalhes de cada produto.

Parada obrigatória
Antes de ir ao mercado, verifique na despensa e na geladeira quais produtos realmente precisam ser comprados. Evite fazer estoques.

Operação limpeza
Higienize e seque as frutas, hortaliças e legumes antes de armazená-los na geladeira. É importante guardar alimentos em embalagens hermeticamente fechadas para evitar a proliferação de bactérias.

Sempre à mão
Leve uma lista de compras ao mercado. Sem planejamento, você pode comprar produtos desnecessários.

Promoção vilã
As promoções são grandes vilãs do desperdício. Antes de se deslumbrar com a oportunidade de economia, avalie se vai conseguir consumir os produtos antes que estraguem.

Mais velhos primeiro
Disponha os alimentos na geladeira e na despensa de acordo com a data de validade. Produtos que vão vencer antes devem ficar à frente, ao alcance da visão.

Quem vê cara…
Você não precisa jogar fora frutas ou legumes fora porque a aparência deles não está perfeita. Vale cortar aquele pedaço mais escuro e usar o restante.

Até o talo
Aproveite os alimentos de maneira integral, incluindo as partes não convencionais, como os talos.

Viram só que dicas valiosas?! Espero que gostem e coloquem em prática essas dicas. Afinal, além de não desperdiçar comida (tão escassa em muitas partes do mundo), você estará valorizando o seu suado dinheirinho

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Seu sono, sua saúde

Dormir na companhia de bilhões de ácaros é