Química

Química

- em Profissões
405
0

O químico está presente em praticamente tudo o que nos cerca no dia-a-dia. Dos cosméticos aos plásticos que embalam os alimentos, a química faz parte de qualquer material industrializado. É por isso que, sem os avanços nesta área do conhecimento, a civilização não teria atingido o patamar de desenvolvimento científico e tecnológico em que vivemos atualmente. Hoje o homem pode sondar as fronteiras do universo, deslocar-se à velocidade do som, tornar potável a água do mar e desenvolver medicamentos para doenças antes consideradas incuráveis – entre outras aplicações bem mais cotidianas. Tudo graças à química.

Mercado de trabalho:

Múltipla atuação. A diversidade de atuação ajuda a ampliar o mercado de trabalho desta profissão. Afinal, a química tem aplicações concretas em quase todas as atividades humanas. O campo de atuação está na indústria química, farmacêutica, automobilística, metalúrgica, siderúrgica, alimentícia, de plásticos, cosméticos, têxtil, de tecnologia agrícola, agropecuária e de mineração, entre outras.
Além disso, como é uma área visceralmente ligada às novidades, descobertas e tecnologias de ponta, os químicos ainda encontram trabalho em laboratórios universitários, centros de investigação e instituições científicas que se dediquem à pesquisa. O profissional pode também seguir a carreira docente, já que a disciplina é obrigatória tanto no ensino fundamental quanto no médio.

A médio prazo crescem as perspectivas para os profissionais que trabalham na área de química ambiental. No Brasil, apenas a Universidade de São Paulo (USP) oferece este curso como opção já no vestibular. É um campo novo, que certamente crescerá bastante nos próximos anos, diagnostica o professor associado do Departamento de Química da USP e um dos fundadores do curso de química ambiental da universidade, Mauro Bertotti.

O meio ambiente está sendo agredido por produtos químicos e a sociedade cobra, com razão, o controle da poluição do ar, da água, do solo. Se a química polui, por outro lado ela também pode salvar o meio ambiente. Os profissionais da área sabem o que fazer para reverter o quadro e as empresas serão obrigadas, cada vez mais, a controlar o destino de seus poluentes, diz.

A profissão é regulamentada pela lei nº 2.800/56 e pode ser exercida, em diferentes níveis, por técnicos, bacharéis e licenciados em química, químicos industriais ou tecnólogos equivalentes e por engenheiros químicos.

O profissional conta até com um dia nacional, que é comemorado em 18 de junho – data da promulgação da lei que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Química.

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Lute pelo sucesso do seu casamento

Há uma considerável lista de fatores que contribuem