Série Felicidade: Feliz no Casamento
16 de fevereiro de 2018
Limites
21 de fevereiro de 2018

Chá de panela

Tantos cenários, tantas preparações. Convites, buffet, recepção, vestido. Sobra tempo para pensar em mais alguma coisa? Toda noiva desesperada que se preze tem uma mãe zelosa ou uma melhor amiga festeira. Eis que surge um acontecimento que pode trazer leveza e momentos pueris aos preparativos do casamento: o chá-de-panela.

O chá-de-panela é tradicionalmente uma festa mais descontraída, organizada pela mãe ou amiga da noiva. É comum que se monte até um mini-comitê de mulheres para organização onde entram primas, tias, amigas e simpatizantes! É interessante que a data anteceda o casamento de quinze a trinta dias. Alguns chás-de-panela mais modernos liberam até a participação dos príncipes encantados quando combinados com jantares.

Mas o horário mais usual costuma ser à tarde e a festa pede brincadeiras com a noiva e muita criatividade para tornar o evento agradável

O ideal é que a organizadora da reunião ofereça as bebidas e especifique o que cada convidada levará como quitute juntamente com o utensílio doméstico que presenteará a noiva. Para não haver sobressaltos pode-se fazer uma lista e deixar em lojas especializadas em utensílios para o lar. Assim é possível adaptar a cozinha ao estilo do casal

Mas na maioria das festinhas, o que conta é a intimidade das organizadoras com a noiva. Quanto mais se conhece o estilo de vida que o casal pretende levar, mais fácil fica montar uma lista de presentinhos que vai se adaptar a rotina dos noivos. Por exemplo, alguns casais vão apenas passar pela cozinha e fazer refeições rápidas, outros acreditam que cozinhar é um verdadeiro ritual, então quanto mais à cozinha estiver equipada, melhor para os pombinhos cozinheiros! No final da festinha é comum que as noivas ofereçam uma lembrancinha a cada convidada

Abaixo está uma lista básica de presentes que podem ser oferecidos e socorrer as organizadoras de chás-de-panela mais desavisadas

Talheres de cozinha

Concha, escumadeira, colher, espátula, garfo, faca pão, faca-carne, faca-legume, corta-pizza, corta-queijo, colher-sorvete.

Mesa

Açucareiro, porta-adoçante, manteigueira, porta-guardanapo, porta queijo-ralado, porta-bolo, cesta de pão, tábua para pão, descansa-pratos.

Pia:

Escorredor de louças, porta-detergente, porta-sabão, lixeira de pia, temperos, galheteiro, saleiros e porta-condimento.

Jarras:

Garrafa para água, jarra para sucos.

Café:

Garrafa térmica, canecas.

Complementar:

Avental, luva, pano-de-prato, potes plásticos, potes mantimentos, forno-assadeira, formas refratários, potes para micro-ondas, tampa-formas, jarra.

Churrasqueira:

Saca-rolhas, descansa-copos, garfo-aperitivo, faca-aperitivo, petisqueira, tábua para queijos, avental masculino, limpa-grelha, garfo-churrasqueira, espátula-churrasqueira.

 

Fabiana Cunha – aluna do curso de Comunicação Social – Gestão da Comunicação Integrada PUC – Arcos-MG

Comentários