Família: Um projeto que dá certo
23 de fevereiro de 2018
Ocupando espaços
1 de março de 2018

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, mas qual os motivos e razões que levaram a criação deste dia? Foi fácil? Foi rápido? Qual a razão de se ter um dia para elas?

1857 – No dia 8 de março, ocorre aquele que seria considerado o primeiro ato organizado por mulheres para reivindicar seus direitos. Centenas de operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque iniciam uma marcha de protesto contra os baixos salários, as más condições de trabalho e pela redução da jornada diária para 10 horas. Durante a greve dá-se um incêndio que causa a morte de cerca de 130 manifestantes.

1903 – Profissionais liberais norte-americanas criam a Women’s Trade Union League, uma associação cujo principal objetivo era ajudar as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

1908 – Milhares de mulheres marcham pelas ruas de Nova Iorque, reivindicando o mesmo que as operárias no ano de

1857 e ainda seu direito de voto.

1910 – Durante uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, decide-se homenagear as operárias que lutaram por seus direitos no ano de

1857. Assim passa-se a comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.

1975 – Desde este ano, as Nações Unidas passam a comemorar o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. As Nações Unidas têm desempenhado um importante papel na luta pela igualdade, sobretudo com a criação da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres, a Comissão do Estatuto das Mulheres e organizando conferências mundiais sobre as mulheres.

Comentários