Travessia – traumas da aposentadoria
10 de abril de 2019
Dez dicas para combinar crianças e casamento
24 de abril de 2019

A Crise dos Parentes

Problemas com sogros estão no topo das áreas difíceis para recém-casados. Mais que qualquer outro problema, desacordos sobre sogros afetam os primeiros anos da vida de casados.

Os pais têm dificuldade de se desligar dos filhos dos quais cuidaram por tanto tempo. Durante as primeiras semanas e meses do casamento, os pais de ambos os lados perscrutam a nova adição à família e julgam-na por suas próprias normas. Os estudos mostram que a mãe do marido cria os maiores problemas porque ela se identifica mais de perto com o papel de mãe. Ela pode ser crítica sobre como outra mulher desempenha o papel que ela exerceu tão bem durante anos.

Algumas sugestões úteis ao casal:

1. Estabeleçam sua própria casa depois do casamento. Não morem com os pais, nem mesmo temporariamente. É impossível desenvolver intimidade na casa de outros, mesmo quando prometem não interferir. Viver com os pais faz o casal sentir que ainda não amadureceu e acharem-se restringidos em muitas áreas. Sua vida sexual será afetada.

2. Esforcem-se para estabelecer um bom relacionamento com seus sogros. O marido poderia enviar um buquê de flores à sua sogra no dia de seu aniversário. Uma nora enviaria à sua sogra um presente no Dia das Mães. Convide-os para jantar ou leve-os a um restaurante. As recompensas podem ser grandes. Se o par tratar seus sogros como amigos, descobrirão que esses farão o mesmo.

3. Aceitem os sogros como são. Marido e mulher gostariam de poder mudá-los um pouco, eles também poderiam sentir-se no direito de fazer o mesmo. Deem-se lhes tempo para se ajustarem a vocês e à perda de seu filho ou filha.

Nunca, nunca, nunca…

• discutam as faltas de seu cônjuge com os pais;
• tratem suas famílias como modelos para seu cônjuge;
• não deem conselho a seus sogros a menos que peçam;
• façam de uma visita à casa deles como sendo suas férias;
• não ameacem “ir para a casa da mamãe”.

Quando visitarem os sogros, façam-no com brevidade. Se eles derem conselhos, aceitem-nos graciosamente. Se lhes cabem, usem-nos. Se não, ignorem-nos. Entrem no casamento com uma atitude positiva para com seus sogros. Resolvam desfrutar sua nova família.

A última palavra

Harry e eu tivemos numerosos problemas em nossos primeiros anos. Embora não fôssemos adolescentes, éramos jovens, ingênuos e crus quanto às disciplinas da vida de casados. Procuramos resolver nossos problemas por nós mesmos, mas não íamos muito bem.

Frequentávamos a igreja fielmente, tínhamos culto de família com as crianças e fazíamos todas as boas coisas que se esperam de um cristão. Mas as coisas não melhoravam. Não fosse por nossa fé nesse ponto, podíamos ter desanimado, imaginando que o que tínhamos juntos não valia a pena salvar; que talvez fosse melhor nos separar e não atormentar um ao outro por mais tempo.

A fé cristã na qual tínhamos sido criados nos segurou com tenacidade. Hoje estamos mais fortes do que nunca no amor do Senhor e no amor de um pelo outro, o que nos ajudou a vencer as dificuldades. E aprendemos a extrair de nosso casamento o que nele tínhamos investido.

Um casamento bem-sucedido requer coragem, determinação, humildade e senso de humor! Se vocês puderem rir de seus erros, o Céu promete uma turma de limpeza para varrer os destroços e dar a seu casamento uma nova partida.

Nancy Van Pelt – Profissional de vida familiar e escreveu 22 livros. Seu livro mais recente é Highly Effective Marriage.

Endereço da Sra. Van Pelt:
493 Timmy Avenue; Clovis, Califórnia 93612-0740; EUA.
E-mail: vanpelt5@juno.com Seu web site: heartnhome.com

Comentários