1º de Maio – Dia do Mundial do Trabalho
25 de abril de 2019
Mães Multifuncionais – Elas são capazes de tudo!
1 de maio de 2019

Desenho Industrial

Duração

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

Beleza e funcionalidade. A combinação dessas duas qualidades já é meio caminho para o sucesso de um produto. Móveis, eletrodomésticos, ferramentas, utensílios de cozinha, máquinas e objetos de escritório, embalagens de todo tipo têm suas formas projetadas pelo designer de produtos.

Mercado de trabalho

Atenção ao meio-ambiente
Devido à alta competitividade do mercado globalizado, as empresas utilizarão o design como fator de diferenciação dos produtos. Essa é a convicção do desenhista industrial Paulo Roberto Silva, professor do Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, que aponta o eco-design, ou seja, o uso de tecnologias ecológicas nos produtos, como uma das principais tendências para os próximos anos. Os profissionais que trabalham na produção, mais ligados à engenharia de produção e ao setor de desenvolvimento do produto, também encontram boas oportunidades ao sair dos cursos superiores, afirma.

A área de mobiliário e de objetos residenciais é apontada ainda como um setor em expansão. Muitos recém-graduados também têm criado suas empresas, informa Paulo Roberto Silva. Costumo estimular os alunos empreendedores, principalmente na área de mobiliário, em que é possível conquistar um lugar no mercado com muito talento e trabalho, acrescenta o docente, especialista em Desenho Industrial e de Produto.

Com a expansão e a criação de sites, Silva vê grandes possibilidades para os profissionais que pretendem atuar como webdesigners e que manifestam interesse em trabalhar em contato estreito com engenheiros, Arquitetos, artistas plásticos e publicitários em indústrias de bens de consumo – principalmente com embalagens -, empresas de design, agências de publicidade, emissoras de televisão, de estamparia e de multimídia.

Maiores Informações

http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf http://www2.uerj.br/~dep/

Comentários