Dicas de como utilizar o banheiro público feminino
5 de dezembro de 2018
Riscos…
12 de dezembro de 2018

Fonoaudiologia

Duração

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

O Fonoaudiólogo trabalha na prevenção, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da fala e da audição – como mudez, surdez e gagueira, além de problemas de dicção e os ligados à comunicação oral e escrita. É por isso que cantores, comunicadores e até políticos passaram a contratar serviços de Fonoaudiólogos. Tudo para garantir uma boa audiência de seus espectadores, admiradores e eleitores.

Mercado de trabalho

Novíssimas atribuições
A área de atuação do Fonoaudiólogo se ampliou bastante nos últimos dez anos. Hoje ela abrange desde a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a terapia na área de comunicação oral e escrita, voz e audição, até o aperfeiçoamento dos padrões de fala, voz e funções estomatognáticas (respiração, sucção, mastigação e deglutição).

O profissional encontra trabalho tanto em clínicas de atendimento individualizado quanto em empresas ou escolas que se preocupam com problemas ligados à audição e fala.

A Fonoaudiologia hospitalar é um mercado em expansão e nos grandes hospitais a presença deste profissional já é obrigatória. Entretanto, na maior parte dos hospitais o Fonoaudiólogo é como consultor, atendendo a necessidades específicas da equipe médica.

Muitos convênios médicos não incluem este profissional em seu rol de serviços, mas esta é uma realidade que está mudando.

Ele está habilitado a atuar em centros cirúrgicos para devolver a fala e outras funções a pacientes submetidos, por exemplo, a operações de cabeça e pescoço, um dos mais delicados procedimentos da profissão.

A clientela de clínicas especializadas tem aumentado, sendo cada vez maior o número de atores, políticos e profissionais da comunicação oral que solicitam os serviços do Fonoaudiólogo.
Em escolas, o profissional se volta para a detecção de problemas de linguagem decorrentes de má audição e também na prevenção de distúrbios da fala, da audição ou da leitura.

Também pode orientar os professores para detectar problemas em seus alunos e em como lidar com crianças com dificuldades de aprendizado causadas por distúrbios auditivos ou na fala.
Outro mercado de trabalho que está se abrindo para o Fonoaudiólogo é o treinamento de profissionais de telemarketing, cujo instrumento de trabalho é a voz. Sendo assim, ele é requisitado para acompanhar, treinar e orientar exercícios para quem trabalha com telemarketing.

O Fonoaudiólogo especializado em audiometria pode fazer o controle da audição dos trabalhadores industriais expostos a ruídos constantes, por exemplo. Clínicas e empresas que fabricam aparelhos auditivos também se valem deste profissional.

O mercado de trabalho encontra-se saturado nos grandes centros, sobretudo em São Paulo, mas o campo se expande em outras capitais do país

Maiores informações

http://www.fmrp.usp.br/cg/ http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf

Comentários