Os Limites da Adolescência
5 de setembro de 2018
O que é celulite
5 de setembro de 2018

Letras

To the Future

Duração

08 a 10 semestres de acordo com a instituição, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

Profissionais dedicados ao estudo científico das línguas, os lingüistas podem estar tanto na fronteira do conhecimento, trabalhando com tecnologia de ponta no desenvolvimento de linguagens artificiais que permitam a comunicação entre homens e máquinas, quanto lidando com o primitivo, criando alfabetos para uma das cento e setenta línguas indígenas existentes no Brasil.

Mercado de trabalho

Cuidado com o português

Se conhecer um idioma estrangeiro é quase uma exigência do mercado de trabalho atual, saber a própria língua é também uma prioridade, pois quem não escreve corretamente o português tem cada vez menos espaço nas empresas. O profissional pode ainda se especializar numa língua morta, como latim e grego, ou moderna, como inglês, espanhol, francês, alemão, árabe ou japonês.

Neste último caso, por exemplo, numerosos profissionais encontram trabalho em hotéis ou em acompanhamento turístico. Por mais que esse profissional conheça uma língua ou literatura, porém, ele terá que estudá-la pelo resto da vida, para se manter atualizado com novas palavras e expressões idiomáticas.

O formado em Letras pode ser professor particular de línguas para funcionários de empresas empenhadas em aperfeiçoar o seu pessoal ou atuar como tradutor autônomo ou contratado de uma empresa, fazendo a versão de artigos, contratos e livros. Outro campo, principalmente para quem só faz o bacharelado, não estando habilitado a exercer o magistério, é o de tradução de textos técnicos, principalmente de manuais de produtos eletrônicos, pois a legislação brasileira só permite a comercialização desses aparelhos com explicações de funcionamento traduzidas para o português.

Os maiores empregadores, para aqueles que cursam a licenciatura, que permite dar aula, continuam sendo as escolas de nível fundamental e médio. Quem quiser seguir a carreira acadêmica, dedicando-se à pesquisa e ao ensino nas universidades, precisa fazer mestrado e doutorado. O licenciado em Letras pode dar aulas de Língua Portuguesa, língua e literatura estrangeiras, além de desempenhar outras tarefas que signifiquem trabalhos com a linguagem, como revisão, tradução e produção de textos, diz Pedro Brum Santos, professor do Departamento de Letras Vernáculas e do programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Para o docente, há uma expansão do mercado de trabalho para os profissionais qualificados, pelo crescimento do número de universidades privadas que oferecem o curso e pelo paralelo aumento dos parâmetros de excelência do Ministério da Educação. Há uma demanda por mestres e doutores em Letras, enquanto os profissionais que concluem a graduação e saem da universidade têm conseguido se colocar satisfatoriamente nas regiões mais carentes do Brasil, como parte do Centro-Oeste, do Sudeste e do Norte, conclui Santos

Maiores Informações

http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf
http://www.comvest.unicamp.br/cursos/letras.html

Comentários