Aprender com a Natureza
29 de maio de 2019
Reconstrução da autoestima
5 de junho de 2019

Nutrição

Duração:

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação:

Muitas proteínas e poucas calorias para emagrecer, concentração maior de carboidratos para o atleta: há sempre uma nova dieta sendo anunciada como a mais indicada para os mais diversos fins. Qual é a melhor, afinal? O Nutricionista é o profissional capaz de nos responder e de nos orientar sobre o valor dos alimentos.

Mercado de trabalho:

Qualidade de vida amplia opções
Com o crescente movimento da sociedade em busca de qualidade de vida, o Nutricionista encontra hoje vasto leque de opções para sua atuação profissional, como alimentação institucional, em empresas de refeições, restaurantes de indústrias, escolas, creches, hotéis e similares; Nutrição clínica, em consultórios, ambulatórios, bancos de leite e spas.

Há também a possibilidade de atuar em saúde coletiva, em programas institucionais de vigilância sanitária, alimentar e nutricional; docência, extensão e pesquisa, em universidades; indústrias de alimentos, no desenvolvimento e avaliação de novos produtos alimentares; esportes, na avaliação e acompanhamento de esportistas e atletas, além de atuar em auditoria, assessoria, consultoria e marketing na área de alimentação e Nutrição.

O Nutricionista deve estar apto para atuar em equipes multiprofissionais e articular o conhecimento biológico com o político, econômico e social, afirma Sonia Regina Pompermaier, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em sociologia, na área de desenvolvimento rural e abastecimento alimentar urbano pela Universidade Federal do Paraná, especialista em saúde pública pela Faculdade de Medicina de Nanci, França.

Ao atuarem no diagnóstico, intervenção e acompanhamento do estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais, esses profissionais interferem no desenvolvimento, controle de qualidade e avaliação de produtos, além da formulação e participação em políticas e programas de educação e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, informa Sonia Regina Pompermaier, hoje atuando como coordenadora do Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário Positivo (Unicenp), em Curitiba, PR.

Maiores Informações:

http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf
http://www2.uerj.br/~dep/
http://www.uva.br/cursos/graduacao/ics/nutricao.htm

Comentários