Eu e Você
12 de setembro de 2018
Flores certas para casamentos perfeitos
19 de setembro de 2018

Odontologia

O dentista é um profissional que cuida da saúde bucal. É ele quem realiza tratamento de cáries, canais, extrai, reimplanta e corrige a posição dos dentes através de aparelhos ortodônticos.
Ao dentista cabe prevenir doenças da boca, tratar e corrigir seqüelas deixadas por elas, buscando restabelecer a estética, a fonética e a função matisgatória.
Na odontologia preventiva, o profissional analisa os problemas odontológicos da comunidade e cria maneiras de conscientizar a população da necessidade de cuidar bem dos dentes.
Muito mais do que um especialista, o dentista é hoje um profissional atento à saúde geral do paciente. Feridas na mucosa e mau hálito podem ser sinais de que outras partes do organismo não vão bem. Além disso, doenças importantes como a aids podem ser descobertas na cadeira de um dentista.

Essa profissão continua cobiçada por milhares de brasileiros – cerca de nove mil profissionais são diplomados a cada ano. Mas o mercado já não é tão atraente. As Regiões Sul e Sudeste estão saturadas, enquanto falta gente nos locais mais distantes.

Em Minas Gerais, por exemplo, há um profissional para cada 955 habitantes, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda a proporção de um para 1.500 habitantes. Em Rondônia, no entanto, cada dentista deve cuidar de 3.875 pessoas.

Para ser um bom dentista é preciso gostar de atuar na área da saúde, ter concentração, paciência, habilidade com as mãos, gostar de ajudar o próximo e de lidar com o público em geral.
Áreas de atuação:
O profissional de Odontologia pode atuar em clínicas particulares, serviços públicos ou privados, escolas, instituições previdenciárias, sindicatos, empresas, hospitais, pronto-socorros e policlínicas. Ele pode exercer a profissão como clínico geral ou então como especialista, nas diferentes áreas odontológicas.
No último caso, o título de especialista é obtido após a conclusão da graduação, por meio de cursos oferecidos para cada área, como Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial, Cirurgia Oral, Dentística, Dentística Restauradora, Endodontia, Implantodontia, Oclusão Dentária e Disfunções Crânio-Mandibulares, Odontologia em Saúde Coletiva, Odontologia Legal, Odontopediatria, Ortodontia, Ortopedia Facial, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia. O dentista pode ainda dedicar-se à carreira de professor e pesquisador.
Mercado de Trabalho
A tradicional atividade do cirurgião dentista está adaptando seus contornos às transformações do País. Por um lado, o profissional liberal, que organizava sua vida financeira a partir do que decidia cobrar de seus clientes em seu consultório, está perdendo espaço.

Em ascensão
Setor público em alta. As áreas de implante de próteses e dentaduras têm se desenvolvido bastante. A odontologia preventiva e a cirúrgica também vêm ganhando espaço no mercado.

Outro território em expansão é o de convênios odontológicos. Como ocorre na medicina, com os planos de saúde, os cirurgiões dentistas se vinculam a empresas privadas do setor.

O curso tem duração média de 5 anos e abrange matérias como biologia, anatomia humana, biologia celular e tecidual, bioquímica, metodologia científica, anatomia odontológica e topográfica, parasitologia aplicada à odontologia, ciências sociais em saúde, fisiologia, microbiologia básica, microbiologia oral, patologia geral, imunologia, escultura dental, patologia bucal, prótese, farmacologia aplicada à odontologia, dentística operatória, radiologia, saúde coletiva em odontologia, semiologia, endodontia, dentística restauradora e periodontia

Mais informações

http://www.portaldeensino.com.br/profissoes.php
http://aprendiz.uol.com.br/homepage.view.action
http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/campus/profissões

Comentários