Antes de partir
2 de maio de 2018
Entendendo o olho seco
9 de maio de 2018

Perigo invisível

O simples hábito de trocar de escova de dente a cada três meses evita que as bactérias montem acampamento em suas cerdas. Mas, se antes mesmo desse tempo, elas estiverem amassadas ou gastas, troque a escova imediatamente. Além de não remover direito a placa bacteriana durante a escavação, é provável que as bactérias já tenham se multiplicado, comprometendo a saúde dos seus dentes. Para manter a escova sempre limpinha, após as escovações, enxágue bem e mergulhe num copo com água e antisséptico bucal por 20 minutos. Depois, guarde em ambiente arejado e pronto. Sua escova estará novinha em folha e livre de bactérias.

ESPONJA
De acordo com a pesquisa, a esponja de lavar louças deve ser trocada toda semana. Depois de sete dias de uso, ela fica infestada com aproximadamente sete bilhões de bactérias que se multiplicam em pouco tempo. Como se alimentam de resíduos dos alimentos, as bactérias podem se espalhar pelas louças, gavetas e armários, mesmo depois de limpos. Procure sempre enxaguá-la bastante e deixar secar antes de guardar.

TÊNIS
O ideal é que nunca se use o mesmo par por dois dias seguidos. O calor, o suor e a umidade do pé são um campo fértil para a proliferação de bactérias e fungos que, além do mau-cheiro, provocam doenças de pele. Por outro lado, há uma questão ortopédica: depois de cerca de seis meses de uso contínuo, o solado se desgasta, prejudicando a estabilidade e aumentando o risco de contusões nos pés, joelhos e tornozelo.

ROUPAS DE CAMA
A troca deve ser feita entre três e sete dias, devido à presença de células mortas do nosso corpo, que se acumulam na fronha e no lençol. Lavá-las semanalmente reduz a proliferação dos ácaros e bactérias e se previne as alergias.

ESCOVA DE CABELO
Se você for a única pessoa que usa a escova de cabelo, apenas preste atenção nas cerdas. Quando estiverem gastas ou tortas está na hora substituí-la por uma nova. Mas se ela é comunitária, é melhor fazer uma higienização pelo menos uma vez por semana, usando sabão neutro e algumas gotas de álcool. Assim elas ficarão novas e limpas.

 

Revista Coop setembro 2002

Comentários