Mulher
3 de março de 2019
Eu
3 de março de 2019

Psicologia

Duração

10 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

Num mundo cada vez mais complexo, em que a competição começa praticamente no berço, as pessoas desenvolvem desde cedo inseguranças, dificuldades em lidar com certos aspectos da vida, dúvidas quanto aos caminhos a seguir. Psicólogos e psicanalistas são os profissionais procurados nesses momentos, pois eles têm as ferramentas para ajudar.

Mercado de trabalho

Menos liberal, mais assalariado
O campo de atuação da Psicologia brasileira é marcado por um acentuado congestionamento geográfico e profissional. Odair Furtado, presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), critica a tendência dos Psicólogos de tentar abrir consultórios particulares – uma opção profissional que, na sua avaliação, está superexplorada.
O Psicólogo precisa abandonar essa idéia de se tornar um profissional liberal, analisa. As oportunidades de trabalho estão hoje principalmente no serviço público e em empresas privadas.

Esse problema se agrava com a alta concentração da categoria nos centros urbanos mais populosos. Apenas em São José do Rio Preto, no interior paulista, por exemplo, há por volta de mil Psicólogos, enquanto os moradores de localidades a cerca de 100 quilômetros não têm ninguém para lhes prestar atendimento.

De acordo com Heliane Groff, secretária-geral do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo, algumas prefeituras de municípios pequenos têm aberto vagas para profissionais do setor. No entanto, o volume de oportunidades ainda é muito tímido para as necessidades da população.

Como a remuneração da categoria geralmente não é muito alta, Heliane ressalta que diversos profissionais trabalham em mais de um local.

Furtado afirma que, na área de Psicologia organizacional, muitas empresas têm terceirizado o setor de Recursos Humanos, o que leva os Psicólogos a montar empresas, por exemplo, para prestar serviços como aplicação de testes para seleção de pessoal. Esse fenômeno ajuda a desorganizar nosso mercado de trabalho e a aumentar a concorrência entre os profissionais.

Por outro lado, o presidente de CFP ressalta que as áreas mais jovens do mercado de trabalho, como a Psicologia do esporte e a Psicologia jurídica, geralmente oferecem salários mais elevados.

Comentários