Você conhece seu propósito de vida?
13 de março de 2019
Andropausa
13 de março de 2019

Que coceirinha chata!

Volta às aulas é sinônimo de compra de material, matrícula na escola e… piolho na cabeça! Não tem jeito: este problema, que na verdade se chama pediculose, afeta até os adultos. Mas são as crianças as principais vítimas. E os principais locais que os malditos bichinhos surgem são as escolas, creches e os jardins de infância.

 Além do tradicional pente fino, do vinagre e dos remédios industrializados, há outras opções, mais naturais, para acabar com o coça-coça. – Diversas plantas têm o poder de acabar com os piolhos e destruir as lêndeas, que são os ovos dos piolhos. Elas são menos agressivas e não têm contraindicações, além de matar os piolhos – explica a fitoterapeuta Marcos Stern.

 O vinagre é aceito pelo Ministério da Saúde, mas atenção: nada de querosene ou outra inseticida. Eles são tóxicos para o ser humano.

Condicionador
Para os pais desavisados, aqui vai a dica: passe frequentemente o pente fino no mínimo duas vezes ao dia. Se os cabelos do seu filho forem crespos ou ondulados, use antes um condicionador, para não quebrar os fios na hora da “caça”. Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco, evitando que os piolhos caiam na roupa.

Xô, piolho!

Alguns tratamentos para eliminar o piolho:

Arruda
Ingredientes: duas colheres de sopa de folhas e dois copos de água ferventes. Deixe abafado por 20 minutos, coe e banhe a cabeça. No dia seguinte, lave normalmente.

Alfazema
Ingredientes: duas colheres de sopa das folhas fatiadas e dois copos de água ferventes. Deixe esta infusão em contato por 20 minutos abafado. Coe e molhe o couro cabeludo à noite. No dia seguinte, lave normalmente.

Pau Amargo
Ingredientes: duas colheres de sopa da casca picada e dois copos de água. Ferva por 2
minutos em recipiente tampado, coe e banhe a cabeça. Lave normalmente no dia seguinte.

Erva Doce
Ingredientes: duas colheres de sopa das sementes picadas e dois copos de água. Ferva por 20 minutos em um recipiente tampado. Coe, coloque na cabeça e deixe por uma hora. Na hora de enxaguar, passe o pente fino.

 

Jornal Extra – 01/02/2009

 

 

Comentários