Geografia
7 de novembro de 2018
Cuidados pra ter uma noite de sono perfeita
7 de novembro de 2018

Receitas caseiras de beleza

Desde os tempos das nossas vovós, várias são as receitas de beleza que os mais experientes juram dar certo. Lá em casa, eu lembro, que minha mãe indicava o chá de camomila para clarear os cabelos e as rodelas de pepino para diminuir as olheiras. E não é que ela tinha razão!

Pois é! Descobri isso hoje! Agora há pouco, assistindo uma edição do jornal na televisão. O tema da matéria era como produtos caseiros ajudam na beleza desde que usados corretamente. Depois que vi a chamada, não pude deixar de assistir à reportagem para saber se tinha valido a pena tantos banhos de camomila.

E, para a minha surpresa, a dermatologista Araci Pontes, afirmou que a camomila tem mesmo este efeito clareador sobre o cabelo e, melhor: não causa nenhum problema”.

Quanto as rodelas de pepino diminuírem as olheiras, a dermatologista explicou que o benefício não está exatamente no pepino, mas na temperatura. “Na realidade qualquer compressa fria que você fizer vai ter este mesmo efeito. Uma gaze molhada em chá de camomila gelado, ou rodelas de batata”, diz a dermatologista.

Fiquei feliz da vida em perceber que, mais uma vez, minha mãe tinha razão!

Porém, a reportagem alertou para o perigo de algumas receitas caseiras que têm contra-indicações como, por exemplo: pasta de dente para o tratamento de acne e limão para clarear a pele.

Segundo a dermatologista, essas duas receitinhas são TOTALMENTE desaconselháveis. O limão, por exemplo, pode causar machas. É totalmente contra-indicado o uso de limão na pele”, afirmou a dermatologista Araci Pontes.

Já quanto a improvisar na hora de combater a acne, passando pasta de dente sobre a espinha, a dermatologista alertou para os perigos de queimadura e orientou que existem outros produtos secativos que têm esta mesma ação sem o risco de uma queimadura. Muitos deles vêm hoje com corretivo associado, que ao mesmo tempo que está tratando, está disfarçando a lesão”, sugeriu.

Resumindo mulheres: podemos usar as receitinhas de beleza da vovó, desde que sejam com produtos de eficácia comprovada.

Posso usar pepino para ajudar a diminuir as olheiras?
PODE e funciona! Mas não é só o pepino. Qualquer compressa fria está valendo!

Posso usar pasta de dente para acabar com as espinhas?
NÃO Pode! Pois pode causar queimaduras na pele.

Posso usar chá de camomila para clarear o cabelo?
PODE e funciona!

Posso usar o limão pode clarear a pele?
NÃO Pode! Pois seu uso pode manchar a pele (o que ninguém quer).

Por isso, todo cuidado é pouco!

 

Ellen Ramos

 

Comentários