A Democracia do Tempo
1 de junho de 2016
A busca da identidade na adolescência
8 de junho de 2016

Serviço Social

Duração:

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação:

O trabalho do assistente social ainda hoje é confundido com ajuda ao próximo, tarefa realizada normalmente por instituições religiosas, filantrópicas ou voluntários. No entanto, o curso de serviço social forma um profissional capacitado para fazer uma análise completa dos problemas sociais dentro do contexto político e econômico e desempenhar um importante papel no planejamento e gerenciamento de ações voltadas para o bem-estar da comunidade e a integração dos indivíduos na sociedade.

Mercado de trabalho:

Sensível ao social. Embora a ação social faça hoje parte da política de muitas empresas, o número de ofertas de emprego para o assistente social não tem crescido nos últimos três anos. Isso tem uma explicação: as companhias, em geral, ainda contratam mais psicólogos, especialistas em saúde e em educação para cuidar dos departamentos desta área.

O setor público permanece sendo o maior empregador de profissionais de serviço social. As administrações e órgãos públicos são responsáveis pelo emprego de 80% dos cerca de 57 mil assistentes sociais na ativa hoje no país.

Mas esse cenário tende a mudar, segundo especialistas, com o aumento de oportunidades no terceiro setor. Eles acreditam que fundações e organizações não-governamentais ligadas à saúde, previdência, questões da criança e do adolescente, da habitação, da mulher e do idoso, entre outras, vão abrir vagas para assistentes sociais.

O profissional dessa área geralmente é alguém especialmente sensível à situação de pessoas marginalizadas pela sociedade ou com sérios problemas de desagregação familiar, um perfil que se ajusta muito bem às atividades do terceiro setor.

No setor privado, uma parcela significativa de assistentes sociais encontra-se alojada nos departamentos de recursos humanos, organizando seleção e treinamento de pessoal, montando grupos para melhorar a qualidade de vida do funcionário, cuidando de benefícios e acidentes do trabalho.

Comentários