Que roupa usar no casamento civil?
17 de Janeiro de 2018
Tempo de “causar”
17 de Janeiro de 2018

A terceira idade é alcançada pelos vencedores

Os indivíduos que envelhecem superaram todos os obstáculos encontrados durante as etapas anteriores da vida. Apesar de a nossa cultura privilegiar o jovem e o belo, devemos saber que quem envelheceu superou muitos desafios para chegar aos seus 60, 70 e até alguns aos cem anos de idade!

Se perguntarmos aos jovens se eles querem ficar velhos a maioria responderá que não, então podemos responder: só existe uma maneira de não envelhecer: morrer ainda jovem!

A geriatria e gerontologia estudam o processo de envelhecimento e como algumas patologias se manifestam na idade avançada. O geriatra é o profissional de saúde que tem as atenções voltadas para as pessoas que passaram dos sessenta anos.

Não existe fórmula mágica para prevenir o envelhecimento, existem sim maneiras de envelhecer com mais disposição e independência. As mais estudadas e reconhecidas são: uma alimentação balanceada, exercício físico regular, não fumar, não se automedicar e tratar as patologias muito comuns nesta fase da vida: hipertensão e diabetes. Outros cuidados a serem tomados: avaliação oftalmológica anual, exames preventivos para cada sexo e idade.

À medida que envelhecemos algumas alterações na memória são comuns. A grande maioria destes esquecimentos são triviais e benignos, mas se caso estes lapsos de memória começarem a influenciar no cotidiano e se houver alteração no comportamento habitual do indivíduo, um médico deve ser procurado.

Outra alteração relevante entre os idosos são as alterações na maneira de andar. Quando um idoso começa a andar com dificuldade ele deve ser avaliado para que uma queda não ocorra, pois as quedas entre idosos podem ter sérias consequências.

Diante destas considerações temos que pensar que a velhice faz parte da nossa vida pois é uma etapa natural da existência humana.

Vamos envelhecer da maneira como vivemos, colheremos os frutos plantados nas fases anteriores de nossa vida.

 

Emylucy Paradela – Médica Geriatra

Comentários

Produzido por: SdMídia.com.br