Autoconfiança nasce em casa
21 de agosto de 2019
Amor, um dom de Deus
28 de agosto de 2019

Voltar a Estudar

Chegar à terceira idade significa ter todo o tempo do mundo para aprender e experimentar coisas novas. O passar dos anos ensina o valor de cada minuto e como é importante usar o tempo da melhor forma. Passar a casa dos sessenta é ter a oportunidade de fazer tudo o que não foi feito, com as certezas e a segurança própria da (matur)idade. Por isso mesmo, voltar a estudar é poder abrir novos horizontes e redescobrir emoções da juventude.

As universidades da terceira idade são um espaço alternativo de aprendizagem, onde pessoas de todas as idades trocam conhecimentos e experiências.

As universidades da terceira idade (UTI) funcionam com um método de aprendizagem informal, estando, portanto, fora do sistema escolar. Isto significa que os alunos não recebem nenhum tipo de certificado ou grau acadêmico. Porém, a sua finalidade não é essa, mas antes promover espaços opcionais de aprendizagem, onde idosos possam frequentar cursos com conteúdos e horários adaptados à sua idade e modo de vida.

Adaptando-se aos países onde se instalaram, as UTI realizam diferentes programas, mantendo, no entanto, os mesmos objetivos. As aulas, orientadas para a divulgação cultural e científica, são complementadas com outras atividades recreativas, tais como dança, teatro, música, ginástica, pintura, cerâmica, rendas e bordados e passeios. Para além dos cursos superiores, devidamente homologados, as universidades realizam cursos de curta duração ou cursos de Verão.

http://www.millenniumbcp.pt

Comentários